sexta-feira, 3 de maio de 2013

                    Sitio do Pica Pau Amarelo

  A primeira adaptação para a Telivisão foi exibida de 03 de julho de 1952 a 1962, pela TV Tupi, e era tudo ao vivo por isso não existe registros dessa época.


Além de ter mais duas versões para TV, uma em 1964 Pela TV Cultura e outra pela Rede Bandeirantes no ano de 1967, até hoje a melhor adaptação e mais conhecida sendo exportada para o mundo todo foi a da Rede globo de 7 de Março de 1977 a 31 de Janeiro de 1986, 

 

 Nesta versão, os personagens ficaram imortalizados pela interpretação dos atores. O elenco principal no primeiro ano do programa era composto por:

 Zilka Salaberry (Dona Benta), 

Dirce Migliaccio (Emília), Jacyra Sampaio (Tia Nastácia), Rosana Garcia (Narizinho), Júlio César Vieira (Pedrinho), André Valli (Visconde de Sabugosa), Samuel Santos (Tio Barnabé), Dorinha Duval (Cuca), Romeu Evaristo (Saci), Ary Coslov (Jabuti), Germano Filho (Elias Turco), Jaime Barcellos (Coronel Teodorico), Tonico Pereira (Zé Carneiro), Canarinho (Malazarte ou Garnizé) entre outros.

                                        Abaixo a abertura de 1978

                                   Curiosidades e tristeza: 

Barra de Guaratiba fora o local escolhido para a locação fixa da série infanto-juvenil da TV GLOBO "Sítio do Pica-Pau Amarelo" de 1977 a 1986. Um sítio, com casa, curral e jardins de Burle Marx, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga estrada de Barra de Guaratiba). Lá eram gravadas as cenas externas e também quase todas as internas (sala e cozinha da casa de Dona Benta) do seriado. As outras gravações (biblioteca, quartos, gruta da Cuca, Reino das Águas Claras etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia. Hoje, infelizmente, o local encontra-se abandonado e em estado de quase total destruição. O telhado da casa principal está desabando, existe sinais de vandalismo por toda parte e tudo está envolto de muito mato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário